quarentena
A instauração da quarentena por todo o país afetou diretamente a vida dos brasileiros, nos mais diversos segmentos da sociedade. 

Como não poderia deixar de ser, a construção civil, por envolver diretamente pessoas, é uma das que mais teve que se adaptar à nova realidade 

Quem está no meio de uma obra, ou mesmo reforma em sua casa, pode perceber que algumas mudanças tiveram de ser feitas. 

E em meio a esse novo cenário, como tirar melhor proveito do tempo da quarentena para a rotina que envolve sua obra ou reforma? Nós podemos te ajudar. 

Abaixo, listamos algumas dicas que, se colocadas em prática, vão tornar as coisas mais práticas e efetivas por aí. 

Vem conferir esse artigo, e boas obras! 

1 - Tome as precauções de saúde

Garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos em sua obra ou reforma, é uma prioridade da qual você precisa se responsabilizar. 

Siga à risca todas as recomendações dos órgãos de saúde, quanto ao distanciamento social e equipamentos necessários para segurança e higienização. Também é fundamental ficar de olho na legislação de seu município, para ficar de olho se as atividades estão devidamente autorizadas, se há restrições e tudo mais. 

O ambiente de trabalho precisa contar com o suporte necessário, no que diz respeito à higiene - seja com luvas, máscaras ou álcool em gel. 

2 - Reveja seus prazos

É comum que ocorram atrasos por conta de paralisações ou mesmo de restrições durante o período de obras na quarentena. Por isso, algumas etapas devem ser revisadas, para que os prazos contemplem todas as necessidades. 

Se preciso, faça os cálculos junto de todos os profissionais envolvidos, para que os trabalhos sejam feitos - é importante revisar esses prazos, uma vez que a quantidade de trabalhadores reunidos em um mesmo ambiente precisa ser bastante reduzida. 

3 - Reveja o orçamento

Outro ponto que precisa ser repensado é o dinheiro que será gasto nas obras. Uma vez que os prazos podem se estender, o orçamento pode ficar maior também. 

Por outro lado, há a redução de funcionários, o que exige mais readaptações nas despesas gerais, bem como a inclusão de todos equipamentos necessários para garantir a segurança e higiene de todos envolvidos. 

4 - Escolha a decoração

Um item que parece um detalhe desnecessário, e que acaba tomando boa parte o tempo depois da obra pronta, é a escolha da decoração e dos acabamentos. 

Como as coisas tendem a caminhar mais devagar, é possível dedicar-se a realizar essas escolhas com mais atenção, antes mesmo de tudo ser entregue. 

Assim, com o fim da quarentena e suas obras acelerando até a normalidade, você pode dar prioridade para outras fases mais importantes. 

5 - Separe um tempo para fazer os Cursos Online

Utilize o tempo “de sobra” que a quarentena proporciona, para aprofundar seus conhecimentos por meio de cursos online

Existem diversas opções pela internet, que oferecem praticidade e conforto, e vão te permitir até mesmo administrar melhor as obras. 

Sejam cursos relacionados à construção na qual você está envolvido, ou não, ampliar o conhecimento nunca é demais. 

Inclusive, é possível gastar bem pouco, ou até nada com esses cursos. Uma boa vasculhada pela internet permite encontrar opções em instituições bastante qualificadas, para todos os gostos. 

6 - Está na dúvida leia Livros sobre decoração e arquitetura

Aproveite para mergulhar de cabeça no mundo da literatura envolvendo decoração e arquitetura. Assim, além de gerenciar melhor as obras, você consegue tirar do papel aquelas ideias que tanto sonhava ver com vida. 

Conheça métodos mais eficientes, práticos, diferentes do que você havia pensado. 

De qualquer forma, você nunca mais vai encarar uma obra ou mesmo reforma com os mesmos olhos uma vez que se amparar em uma boa literatura técnica ou referencial. 

7 - Se inspire nas redes sociais

Quem não gosta de acompanhar as redes sociais, não é mesmo?
Vale utilizar esse interesse para se inspirar: siga perfis de arquitetos e engenheiros para conseguir captar ideias diferentes para colocar em prática em sua própria obra. 

Redes como o Instagram, YouTube e o Pinterest, focadas exclusivamente em imagens e vídeos, podem ser excelentes plataformas para observar o que vem acontecendo e sendo tendência no mundo da arquitetura e engenharia. 

8 - Relaxar um pouco mais (assistir/família)

Agora, além de acompanhar tudo bem de perto e se empenhar para que as coisas deem o mais certo possível, você também precisa relaxar um pouco. 

Não fique neurótico nem preocupado demais com o andamento de suas obras: é comum que hajam atrasos e pequenos imprevistos durante essa época. 

Por isso, procure relaxar, para ficar bem consigo mesmo, e conseguir encarar e enxergar tudo da maneira mais clara e sensata possível. 

Então não deixe de curtir um filme, colocar sua série favorita em dia, brincar com as crianças, descansar bem. Uma mente bem descansada trabalha melhor. 

E aí, o que achou dessas dicas? Que tal colocá-las em prática agora mesmo, e ver sua obra ou reforma caminhar da maneira mais eficiente possível durante o período de quarentena? 

Dessa maneira, nós te garantimos: tudo vai se erguer por aí da forma mais sólida possível!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem